sexta-feira, 19 de abril de 2013

Extraordinário - R. J. Palacio

Extraordinário é o adjetivo correto pra o August. Não só pra ele como pra esse livro.
Lançado pela Intrínseca esse ano e com um trabalho gráfico que exprime bastante a história, eu o devorei numa maratona de menos de 15 horas. Em 15 horas eu vi o August entrar e sair do colégio, sofrer e ser acolhido pelos seus colegas.
Sempre educado em casa e portador de uma anomalia genética que deformou seu rosto de tal maneira que ele se nega a explicar no livro, chega a hora do garoto de 10 anos encarar a escola, apesar de desanimado com a possibilidade de lidar com os colegas ele aceita o desafio diante alguma condições.
Além do August, outras pessoas que sua convivência narram a história, o que a deixa bem mais rica e com mais detalhes da reação que a aparência da criança provoca e a mudança que o August provoca ao se mostrar verdadeiramente, afinal há uma criança por trás da deformação.


Apesar de tratar de um assunto delicado, o livro em momento algum pareceu ter sido escrito para dar uma lição de moral, mas é inevitável não repensar algumas atitudes que tomamos no nosso cotidiano, de forma leve, fácil e fluida a R. J. Palacio levanta essa discussão de forma sutil, sem apontar dedos a ninguém e/ou recrimina-nos.
"Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário